sexta-feira, 4 de agosto de 2017

 Refugiados
Refugiado é uma categoria de imigrante que saiu do seu país de origem para fugir de situações de guerra, de perseguição religiosa, dentre outras questões políticas, obrigando-os a imigrar por questões de sobrevivência. Diferentemente do que ocorre com os imigrantes comuns que saem sobretudo por razões financeiras. Atualmente a Europa vem recebendo refugiados de países do norte da África e Sírios, em que o número destes em território Europeu vem aumentando a cada dia, trazendo infelizmente a tona a questão da xenofobia, uma vez que a Europa vivencia uma crise econômica que faz com que os ânimos fiquem exaltados com relação a estrangeiros, gerando uma espécie de aversão a eles. Sendo, portanto um fator problemático para o mundo enfrentar essa crise humanitária. 

A exemplo de refugiados no mundo contemporâneo, recentemente tivemos o americano Edward Snowden, que por motivos de perseguição política recebeu asilo na Rússia, recebendo o título de refugiado pelo prazo de um ano, tendo assistência a moradia,alimentação e atendimento médico até que ele se estabeleça bem no país. Á luz da história, remetendo aocontexto da ditadura militar brasileira tivemos diversos políticos e artistas exilados em outros países, por possuírem posições políticas divergentes daquelas do comando político daquele momento, estes foram por exemplo, Caetano Veloso e Chico Buarque. Dessa maneira a questão dosrefugiados não se trata de uma questão restrita ao século XXI. 
A Alemanha vem surpreendentemente demonstrando extrema solidariedade para com os refugiados, acolhendo-os da melhor forma possível, aceitando o outro em sua sociedade em que pese suas diferenças, para isso alguns alemães estão inclusive dando aulas de alemão para refugiados, no sentido de tornar sua adaptação mais fácil e contribuindo para uma convivência pacífica entre os povos. Dando, portanto um belo exemplo que pode servir para inibir manifestações xenófobas na Europa. 
Por tudo isso,faz-se necessário que os países enxerguem a questão dos refugiados como uma questão de direitos humanos, em que todas as pessoas tem o direito à vida. Devendo todos unir forças para protege-la não importando raça,cor,credo e cultura. Para isso, é necessário que seja criada uma infraestrutura para receber essas pessoas, dando-lhes condições básicas a sua estadia até que eles possam se estabelecer melhor, e a sociedade civil deve ser receptiva ensinando tudo para que a adaptação seja mais rápida bem como aliviando o sofrimento destas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.