Artistas que fizeram parte do cubismo para você conhecer!
O marco inicial do “Cubismo” ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d”Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Ocorreu no período de 1907 a 1914, tendo como fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e foi uma revolução estética e técnica tão importante para a Arte Ocidental quanto o Renascimento. Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil.Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas.
1. Pablo Picasso, 1881-1973, Málaga, Espanha
Pablo Ruiz Picasso, foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França.
2. Georges Braque, 1882-1963, Argenteuil, França
Foi um pintor e escultor francês, que fundou o cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai.
3. Albert Gleizes, 1881-1953, Paris, França
Foi um artista francês, teórico, filósofo, fundador auto-proclamado do cubismo. Começou a pintar mais metódicamente durante o serviço militar. Nessa época, seus principais temas voltaram-se para questões sociais e para misteriosas cenas noturnas. Ao conhecer Picasso, interessou-se pelo movimento cubista e publicou, com Jean Metzinger, o primeiro tratado sobre o Cubismo, 1912. A partir da Primeira Guerra Mundial, sua produção tornou-se mais abstrata.
10. Tarsila do Amaral, 1886-1973, Capivari, São Paulo
Foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Em 1922, introduziu o cubismo no Brasil com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.