terça-feira, 18 de abril de 2017

Vanguarda ------ Artes

   Vanguarda é "aquilo que está à frente", dessa forma, quando a produção e o pensamento de um grupo propõem uma nova visão para a arte, dizemos que são vanguardas artísticas. 
  
   Cada vanguardista tem em mente, uma proposta à passar através de sua obra. O CUBISMO por exemplo, é um movimento artístico usado por vanguardistas que oferece diferentes interpretações.
  
   O CUBISMO surge com o pintor francês Paul Cézanne que introduziu em suas obras a distorção nas formas e os formatos bidimensionais. Mas é em 1907, que o Cubismo é retratado com maior ênfase nas pinturas do principal representante deste movimento: Pablo Picasso, ao lado de Georges Braque. A pintura cubista destaca as formas geométricas como meio de expressão: cones, cilindros, esferas, pirâmide, prismas. Os formatos embasados na matemática geométrica possibilitam ao espectador a visualização espacial da imagem, ou seja, o objeto pode ser visto por ângulos diferentes.
A visão cubista tem a função de ilustrar na arte a decomposição, fragmentação e recomposição da realidade através das estruturas geométricas.



Cubismo

“Demoiselles d’Avignon” – pintura cubista de Pablo Picasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.