Tropicalismo invade a moda
O tropicalismo foi um movimento que revolucionou a música e a cultura popular brasileira no final da década de 60. Com a intenção de valorizar o Brasil, mas sem se fechar para as influências externas, bebia nas fontes do Movimento Antropofágico, encabeçado pelos modernistas nos idos anos 20.
Sendo assim, a fauna e flora brasileiras não ganharam só contornos nas artes plásticas, como a de Tarsila do Amaral, mas foram parar também nas roupas, sapatos, bolsas. Nesse quesito não podemos falar de tropicalismo sem citar Carmem Miranda, que não dispensava nenhum "balangandã" na hora de cair na batucada. Para o verão 2012, várias grifes resolveram se voltar para as belezas naturais do nosso país e estampas inspiradas em aves, como araras, tucanos e papagaios, e em nossa flora, como palmeiras e coqueiros, prometem invadir o guardar roupa.
Para não cair no caricato, cuidado: nada de misturar tudo de uma única vez. Se o macacão brinca com o pôr-do-sol da praia do Arpoador, que tal uma rasterinha ou joias metalizadas? Se a aposta for no maiô estampado de folhagens, uma tûnica marrom com motivos tribais pode te jogar direto na tribo dos "fashionistas-nacionalistas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.