terça-feira, 31 de outubro de 2017

Personagens: quem é quem na Tropicália

LÍDER – Caetano Veloso 
O baiano magrelo e de cabelos encaracolados saiu de Santo Amaro da Purificação para se tornar um agitador cultural no Rio de Janeiro. Ao lado de Gil, criou a base teórica do movimento tropicalista e tomou para si a função de porta-voz. Na época, sucessos como "Alegria, Alegria" e a postura radical no palco fizeram dele um verdadeiro rock star.
BRAÇO-DIREITO – Gilberto Gil 
Já integrante do cenário da MPB, Gilberto Gil voltou de uma viagem ao Nordeste pensando em misturar rock britânico com a Banda de Pífanos de Caruaru. Foi talvez o mais genial e prolífico dos tropicalistas, mas não tinha tanto apreço pelos flashes quanto Caetano.
PRODÍGIO – Os Mutantes 
Praticamente adolescentes, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee, os Mutantes, faziam rock 'n' roll antenado com o mundo, de qualidade surpreendente. Como dizia o maestro e arranjador Rogério Duprat, era como descobrir "no meio dos botocudos alguém fazendo algo que podia ser melhor do que os Beatles".
MUSA – Gal Costa 
Da turma dos baianos, Gal Costa estreou cantando bossa nova com Caetano no álbum "Domingo". Nas mãos dele e de Gil, virou uma intérprete explosiva, a la Janis Joplin.
ESQUECIDO – Tom Zé 
Um ano depois da explosão do movimento, Tom Zé ganhou as paradas com a música "São Paulo, Meu Amor". Com versos e arranjos preciosos, não teve o mesmo reconhecimento comercial que seus pares, talvez por não ser tão tresloucado quanto é hoje.
COADJUVANTES 
Nara Leão (cantora), Torquato Neto (letrista), José Carlos Capinam (letrista), Jorge Ben (cantor, compositor), Rogério Duprat (maestro, arranjador), Rogério Duarte (artista plástico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.