segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Catalunha declara independência; senado espanhol aprova intervenção do governo

Apoiadores da declaração de independência se manifestam nas ruas de Barcelona, nesta sexta-feira (27), após decisão do governo espanhol de intervir na região. (Jack Taylor/Getty Images)
Os parlamentares catalães aprovaram, em votação secreta, a independência da Catalunhanesta sexta-feira (27). Foram 70 votos a favor, dez votos contrários e dois em branco. A oposição havia se retirado do plenário minutos antes e se absteve de votar. A decisão aconteceu aproximadamente às 15h30 no horário europeu (11h30 no horário de Brasília).
O Senado espanhol aprovou por 214 votos a favor, 47 contra e uma abstenção a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola, para suspender a autonomia da Catalunha e destituir o líder regional, Carles Puigdemont. O dispositivo interfere ainda no governo da região autônoma. A decisão aconteceu por volta das 16h (12h horário de Brasília).
Está marcada para as 19h de hoje (15h no horário de Brasília) uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que vai efetivar a intervenção do governo espanhol na Catalunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.