quinta-feira, 22 de junho de 2017

Snickers muda rótulo para se aproximar de consumidores. Mas campanha é considerada 'sexista'

© Reprodução Snickers muda rótulo para se aproximar de consumidores. Mas campanha é considerada 'sexista'.
Como você fica quando está com fome?
Uma pergunta aparentemente simples está gerando um bombardeio de comentários sobre a nova campanha do chocolate Snickers nas redes sociais.
Na última semana, a marca lançou no mercado 31 variações de embalagens estampadas com  ~sentimentos~ que refletem o humor de quem está com fome.
Entre os termos aparecem adjetivos no feminino, como "lesada", "irritada", "confusa" e "perdidona". E também termos no masculino, como "nervosinho" e "reclamão". Ainda, há o termo "mimimi", muito usado na internet para situações em que há alguma reclamação ou  ~frescura~.
As imagens dos novos rótulos viralizaram e houve até quem achasse que elas não eram verdadeiras.
Isso porque, para algumas pessoas, as mensagens nas embalagens são sexistas, reforçam padrões e estereótipos pejorativos ligados à mulher.
No Twitter, algumas usuárias se posicionaram contra a publicidade...
E ainda teve gente que sugeriu que a marca de chocolates concorrente desse uma "resposta" a campanha do Snickers...
A situação ficou ainda pior para o chocolate quando os usuários começaram a relembrar outros "closes errados" da marca.
Isso porque, em 2015, Claudia Raia e Betty Faria apareceram em um comercial do chocolate muito nervosas por estarem com fome. Bastou uma mordida no chocolate para que as mulheres se acalmassem. Pior: elas se transformavam em homens calmos e tranquilos.
Na época, a marca também recebeu críticas por reforçarem um padrão de gênero, como se só as mulheres fossem "desequilibradas".
Em resposta aos comentários nas redes, a marca de chocolates publicou em seu Facebook um vídeo curto em que aparecem todos os rótulos.
No post, eles afirmam que "ficar com fome é barra para todo mundo".
Em comunicado oficial, a Mars, responsável pela marca de chocolate, afirmou que não teve nenhuma intenção de veicular uma campanha sexista.
Ainda, argumentou que os termos foram produzidos no masculino e no feminino, e que foram distribuídos aleatoriamente no mercado.
Sobre o conteúdo da nova campanha de SNICKERS® "Como você fica quando está com fome", a Mars esclarece que a marca não teve nenhuma intenção de realizar uma campanha depreciativa ou sexista. Tendo como preocupação a igualdade entre os sexos, todos os termos foram produzidos no feminino e no masculino, sendo distribuídos igualmente e aleatoriamente no mercado. A Mars, assim como todas as suas marcas, valoriza a igualdade de gêneros e não compactua com nenhum tipo de discriminação. Toda comunicação da marca presa pelo humor e as palavras foram escolhidas com base em uma pesquisa feita no Brasil com consumidores. Este lançamento é focado em você se reconhecer quando está com fome. A empresa está atenta e à disposição dos consumidores para esclarecer novas e eventuais dúvidas.
A campanha que gerou polêmica não é inédita. De acordo com a assessoria da empresa, a mesma publicidade já foi veiculada em outros países.
O objetivo da mudança de rótulos é se aproximar do público jovem e criar uma maior identificação com os consumidores.
No debate sobre a campanha, o chocolate também foi defendida por alguns consumidores.
E você, o que achou?
http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/snickers-muda-r%c3%b3tulo-para-se-aproximar-de-consumidores-mas-campanha-%c3%a9-considerada-sexista/ar-BBD0qQz?li=AAggXC1&ocid=UE12DHP

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