O que é Cubismo:
Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza.
O cubismo foi fundado em Paris, através do renomado artista espanhol Pablo Picasso e do francês Georges Braque.
O quadro“Les demoisellers d’Avignon” (ou “As Senhoritas de Avignon”, em português), de 1907, autoria de Picasso, é considerado o marco inicial deste movimento inovador.
De modo geral, o cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.
A arte cubista é considerada uma “arte mental”, onde cada aspecto da obra deve ser analisado e estudado de modo individual.
Cubos, cilindros e esferas são algumas das formas usuais no cubismo, que se distingue da arte abstrata pelo uso concreto de todas as formas.
Além de Picasso e Braque, outros artistas que ficaram imortalizados como ícones desta vanguarda são Juan Gris (1887 – 1927) e Fernand Léger (1881 – 1955).
Saiba mais sobre o significado do quadro Guernica de Pablo Picasso.
Fases do cubismo
O movimento cubista ficou marcado por três fases: o cubismo cézanniano (1907 - 1909), cubismo analítico (1910 – 1912) e o cubismo sintético (1913 – 1914).
Cubismo cézanniano
As obras de Paul Cézanne serviram de inspiração para a consolidação do cubismo.
Também conhecido por “cubismo pré-analítico”, esta é considerada a fase inicial do cubismo (1907 – 1909), onde a principal base era o trabalho de Cézanne, com forte influência da arte africana e devido ao uso de formas simplificadas.
Cubismo analítico
É tido como o “cubismo puro” e de difícil interpretação, onde as figuras são decompostas, através do uso de diversas formas geométricas.
As obras permeiam os tons monocromáticos, com predominância do verde, marrom e cinza.
Cubismo sintético
A grande característica desta fase foi a introdução da técnica de colagem para reconstruir as imagens que outrora eram decompostas.
Ao contrário do cubismo analítico, nesta etapa as imagens passam a manter a sua fisionomia, mas de modo reduzido, apresentando apenas o que for essencial para o seu reconhecimento.
Características do cubismo
Entre algumas das principais características do cubismo, destaca-se:
- Utilização de formas e volumes geométricos;
- Decomposição das imagens em formas geométricas;
- Reconstrução das imagens através do uso de colagens;
- Renúncia do uso das perspectivas, principalmente as tridimensionais;
- Cores fechadas (predominância do branco, preto, cinza, marrom e ocre);
- Pintura escultórica;
Cubismo no Brasil
No Brasil, as primeiras manifestações do cubismo surgiram após a Semana de Arte Moderna de 1922.
Nenhum artista brasileiro utilizou a essencial pura e bruta do cubismo europeu, no entanto, algumas das características deste movimento foram adotadas por Tarsila do Amaral (1886 – 1973), Anita Malfatti (1889 – 1964), Rego Monteiro (1899 – 1970) e Di Cavalcanti (1897 – 1976).
Saiba mais sobre o significado da Arte Moderna.
Cubismo na literatura
A vanguarda cubista também atingiu outros ramos artísticos, como a literatura.
Neste caso, o cubismo literário focava-se na ideia da “destruição” da sintaxe. Os versos eram fragmentados e descontínuos, ou seja, não há uma linearidade na história narrada.
Um dos principais nomes deste movimento literário foi o poeta francês Guillaume Apollinaire (1880 – 1918).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.